Jihadismo Global - Das Palavras Aos Actos

Felipe Pathé Duarte

AL- QAEDA, ESTADO ISLÂMICO E O IMPÉRIO DO TERROR 19,50€ Comprar *Será redirecionado para a loja online da Editorial Presença

Autor

Felipe Pathé Duarte

Felipe Pathé Duarte

FELIPE PATHÉ DUARTE nasceu em 1980. É director de Research & Analysis da Global Risk Awareness e professor auxiliar no Instituto...

Ler mais

DETALHES

ISBN: 978-989-754-186-5
Nº PÁGINAS: 312 pp.
FORMATO: 15,5x23,5cm

SINOPSE

Os atentados de 11 de setembro trouxeram para o nosso quotidiano assuntos como o terrorismo, jihadismo, a Al-Qaeda ou o «Estado Islâmico». Nem sempre foram interpretados da melhor forma.

Por um lado, foram assumidos como manifestações de violência armada de religiosidade. Por outro, encaram-se como algo inovador e paradigmático. Mais ainda. A violência jihadista passou também a ser lida como o fruto de uma organização disfuncional e operacionalmente controversa. Ou seja, uma violência não-instrumental, irracional, empurrada pelo fanatismo religioso e ofuscada pelo culto do martírio.

Jihadismo Global põe em causa as premissas que levaram a estas conclusões.

A violência armada em nome do Jihadismo não é necessariamente uma manifestação violenta do Islão. Aliás, no que se reivindica há propósitos políticos e fórmulas seculares bem delineados. Para o cumprimento dos objetivos está uma aplicação eficiente e instrumental da violência armada. Tudo isto é fruto de uma estratégia racional e de longo prazo.

No fundo, trata-se de um livro sobre o pensamento estratégico do jihadismo global. E o objetivo foi ler o movimento para além das suas óbvias manifestações.

VIDEO